quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Reticências
As reticências são, na escrita, a sequência de três pontos (sinal gráfico: …) no fim, no início ou no meio de uma frase. A utilização deste género de pontuação indica um pensamento ou ideia que ficou por terminar e que transmite, por parte de quem exprime esse conteúdo, reticência, omissão de algo que podia ser escrito, mas que não é.
Índice [esconder]
1 Uso e denominação incorretos
2 História
3 Exemplos
4 Como fazer
5 Referências
Uso e denominação incorretos[editar]
Durante a escolarização, quando nos são ensinadas as reticências, elas se parecem muito com três pontos finais (...). O resultado disto é o uso difundido na internet do uso dos três pontos (...) ao invés das reticências (…). Com a falta de opção das reticências nos teclados Português e Brasileiro, vê-se, não somente na internet, como na escrita, a denominação alternativa «três pontos» ou «três pontinhos». Quando digitado no Microsoft Word*, usando quando o idioma está configurado para Inglês**, os três pontos são automaticamente convertidos para reticências, o mesmo não acontece para o Português (Brasileiro)
(*)testado apenas no Word 2010 (**) testado apenas para o idioma Inglês (U.S.A.)
Apesar desta denominação e deste uso incorreto, a maneira correcta de utilizar as reticências no teclado é possível quando utilizada a combinação de teclas Option+; (no Mac OS) ou a sequência Alt+0133 (no Windows), em ambos os teclados português e brasileiro.
História[editar]
O verbo latino tacere significava "calar", permanecer em silêncio, e deu lugar ao verbo francês taire. Em nossa língua, derivam-se de tacere palavras como tácito e taciturno, além de reticência, uma figura retórica que consiste em deixar incompleta uma frase, dando a entender, no entanto, o sentido do que não se diz e, às vezes, muito mais.
A palavra reticência provém do latim reticere (calar alguma coisa), formada mediante tacere precedida do prefixo "re-", que neste caso tem o sentido de retrair-se para dentro. A troca de "a" para "i" na passagem de tacere a reticere chama-se apofonia e ocorre com frequência nas raízes latinas empregadas em línguas romances.
No contexto, é lida como etecétera, que provém do latim: et cætera = e algo mais continuado.
Exemplos[editar]
No início de uma frase
…O garoto escova os dentes e vai para o colégio. Lá ele joga futebol.
No meio de uma frase
Marcos acorda às sete da manhã para ir à escola. (…) Lá ele joga futebol.
No fim de uma frase
Marcos acorda às sete da manhã para ir a escola. O garoto escova os dentes e vai para o colégio…
Como fazer[editar]
Nem sempre é fácil encontrar no teclado o tipo certo para as reticências.
Atalhos do teclado num PC usando:
Unicode: U+2026
Windows: Alt + 0133
Mac OS X: Option + ;
GNU/Linux (usando composição1 ): Compose, ponto, ponto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário